Cidadania Portuguesa
FCF
CIDADANIA PORTUGUESA
Quem tem direito
De acordo com a legislação portuguesa, a nacionalidade pode ser obtida se você é filho, neto de cidadão português ou se você é casado com um cidadão português ou convivente em união estável ou união de facto, Judeus Sefarditas. Também são contemplados descendentes de cidadão de ex-colônia, por exemplo Cabo Verde, bem como se adotado na menoridade e por tempo de residência, e ainda é possível a verificação quanto a possibilidade de dupla cidadania para bisnetos, mediante a análise de cada caso.
A cidadania por atribuição, se enquadra nos casos de filhos e netos de cidadãos portugueses, proporcionando a seu beneficiário os direitos e deveres como se fosse cidadão europeu.
A cidadania por aquisição ocorre nos casos de cônjuges de cidadãos europeus, casados há mais de três anos, podendo também se habilitar a cidadania por aquisição os conviventes em união estável ou união de facto.
Benefícios
Já imaginou morar na França ou na Noruega???
Como cidadão português, você pode escolher viver em um dos 27 países do Bloco Europeu, podendo usufruir de todos seus benefícios, direitos e deveres, como segurança e qualidade de vida. Você poderá optar pela Espanha, França, Malta, Itália, Irlanda, Dinamarca, Luxemburgo entre outros. Esses países possuem excelentes índices de segurança, uma forte economia, além de ter moeda única, o Euro, uma das mais fortes do mundo e ainda, são ricos em cultura e lazer.
A mobilidade turística de baixo custo é um dos principais atrativos do continente europeu. Com sua dupla cidadania, você poderá viajar dentre os países integrantes do bloco, sem burocracias migratórias, com autonomia, liberdade e pagando pouco. A Europa possui inúmeras companhias aéreas low cost (baixo custo), e, através delas você poderá ir da Espanha à Grécia pagando, muitas vezes, menos de 20 euros.
Além das companhias aéreas de baixo custo, existem outras formas de locomoção pelo velho continente. A Europa possui uma grande malha ferroviária unindo os países, proporcionando viagens maravilhosas, como por exemplo a Orient Express, uma das viagens mais famosas do mundo, entre as opções de destino estão Londres, Paris, Veneza, Berlim, Roma, Praga e Budapeste.
O passaporte português pode ser um facilitador para a entrada em diversos países fora do continente europeu tais como Japão, Canadá, Austrália e Estados Unidos devido às boas relações diplomáticas. O cidadão brasileiro, para obter o visto de entrada americano, passa por um processo extremamente burocrático e oneroso, por outro lado, para um português, atualmente o processo é mais simplificado, facilitando assim suas viagens aos EUA.
Um dos principais benefícios está na oportunidade de trabalhar em qualquer país da União Européia, tendo a oportunidade de receber seus rendimentos em euro, o que pode ser bem vantajoso tendo em vista a força da moeda única do bloco, esse benefício abrange inúmeros profissionais sendo possível inclusive o reconhecimento do diploma brasileiro para o exercício de algumas profissões em Portugal e na Europa.
Além disso, como cidadão português você poderá migrar para os demais países da União Européia e exercer o seu trabalho legalmente. Devido a carência de mão de obra específica em determinados países, você poderá alinhar suas necessidades financeiras e profissionais a diversidade do continente, buscando um país que mais atenda ao seu perfil.